terça-feira, 19 de novembro de 2013

Não, não podia ser pior!

Esses dias estive conversando com muitas pessoas sobre autismo (sempre!) e sinto que uma vez que o problema é aberto para o público ele deixa de ser um problema, e vira um assunto... E, é nessa tecla que eu insisto em bater...
Quando na porta da escola da minha filha uma criança vem me perguntar: "Tia, o que é que a Nina tem? " na mesma hora um adulto tenta dispersar a menina, "pra ela não incomodar?" Dãaaah!! E, ficar sem resposta? E, a pergunta sem resposta vira na cabeça mais tarde um leque de comentários infundados... Chamei a menininha e disse: "Amor, a Nina é uma garotinha diferente, que não gosta muito de falar e precisa de carinho e paciência... Tem algumas pessoas que não falam, outras que não andam, outras que não vêem... A vida é assim... " Ela me responde: " Éee tia! Pode-xá que eu vou ficar de olho nela, confie em mim!"   
É assim que funciona, também pra caixa do supermercado, que quando ela grita, a moça fala... "Nossaaa hein, como grita!" E, eu respondo e blá, blá, blá... E termina que ela tem uma conhecida, uma amiga e não sei quem... Que faz a mesma coisa.. e a menina da novela, e choraaa... e a turma da fila fica mesmo p... Da vida é comigo! Hihihihi
O melhor presente que se pode dar à uma criança autista, é a compreensão por parte dos outros da sua condição... Não é proteção, é CONDIÇÃO de uma melhor qualidade de vida... E isso só com explicações e paciência com os outros...
Eu particularmente, tenho um círculo enorme de pessoas de todos tipos, que me procuram, porque sabem que comigo a abertura é total...
Que eu de fato "mereço" a filha que tenho, não por castigo, mas por merecimento mesmo! Como recompensa! 
Jamais podemos colocar uma régua em nossos problemas pelo dos outros... "Não, não podia ser pior" , essa é uma conformação rasa e covarde. Repito, assumindo, deixa de ser um problema e vira assunto! <3


Um comentário:

  1. Simplesmente lindo, estou aqui me derretendo de chorar. É isso aí, ela é linda, esse sorriso é lindo. Ter uma criança especial é realmente ser especial. De ser capaz de encarar todo dia um novo desafio, e vencer. Liindasssss

    ResponderExcluir